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O Sonho de Wagner
Curadoria Victor Pinto Da Fonseca
Artistas: André Gomes, Inez Teixeira, Lluís Hortalà, Magali Sanheira, Manuel Valente Alves, Pauliana V. Pimentel, Pedro Cabral Santo, Rui Sanches, São Trindade
Du 28 Septembre au 3 Novembre 2012
Plataforma Revólver
Rua da Boavista 84, 3º - Sala 5
1200–068 Lisboa
http://www.artecapital.net/plataforma.php
«I do not want art for a few anymore than I want education for a few, or freedom for a few»
William Morris (1834 – 1896)
Lembrar o potencial e as possibilidades da arte, é romântico, num certo sentido. A exposição O Sonho de Wagner, retira o seu título ao
"O Anel de Nibelungo" (1848-1874) que refere como a sociedade se torna refém do poder e do dinheiro e, como isso é destrutivo… Objectivamente, esta alusão - actualmente - é extraordinariamente importante: nós podemos ver isto, no tempo presente; os problemas, os sonhos, são os mesmos que agora nos ocupam. A sociedade esqueceu-se do essencial, parecendo que a economia se tornou na medida absoluta de como nós ordenamos e ditamos o progresso e o desenvolvimento. É interessante lembrar como no nosso país já não é possível sonhar, empreender é impossível mesmo, sobretudo na arte! Paradoxalmente só a arte nos oferece tudo.
Vasto Mundo o do Romantismo
O título da exposição O Sonho de Wagner, é também uma referência à arte pela arte, nosso último reduto de participação e liberdade e, segundo, uma referência ao romantismo – à necessidade de nos construirmos em liberdade de pensamento, que nos permita encontrar a verdadeira medida da nossa loucura, exaltando o prazer dos sentidos capaz de captar as emoções e a sensibilidade da humanidade. O romantismo enquanto arte, sempre apareceu ligado ao conceito de liberdade, de transcendência entre outros, no sentido revolucionário.
Ainda que o romantismo se exprima entre a época neo-classicista (quase em simultâneo, ainda que numa óptica antagónica) e o realismo, actualmente é difícil (insensato) estabelecer -com precisão - onde começa o romantismo em termos de espírito, comportamento e vontade. O termo “romântico” designa menos um período histórico ou um movimento artístico preciso, que um conjunto de qualidades, temperamentos, de atitudes e sentimentos - cujas particularidades residem na sua natureza específica e sobretudo na origem das suas relações. À medida da literatura, o romantismo terá a sua origem em Shakespeare (Romeu e Julieta) e reencontra-se em Baudelaire.
Mas o que é sobretudo original no romantismo, é o princípio que reúne naturezas duplas, através de uma linha que corre entre o sentimento (emoção) e a razão: ligação que não visa excluir as contradições ou resolver o dualismo (as antíteses) espírito/ coração, vida/ morte, finito/ infinito, do bem e do mal, mas acolhê-las numa coexistência (complementaridade) que constituí a verdadeira novidade do romantismo.
O critério simples que determinou a escolha metódica dos artistas, é podermos encontrar personalidade romântica em aspectos da vida de cada um destes artistas, devendo o visitante fazer a sua própria leitura das obras expostas. É incrivelmente importante a complexidade que a prática artística nos pode trazer.
A exposição O Sonho de Wagner responde a um propósito específico, de incitar o visitante a apropriar-se no essencial do “sentimento romântico”.
Meia praia, Agosto 2012
victor pinto da fonseca
Rising Shapes
Revue Laura n°13
Sommaire:
Fred Morin / Jérôme Diacre / Dominique Blais / Yann Ricordel / Baptiste Vanweydeveldt / Simon Lemoine / Franck Gérard / Delphine Coindet / Julie Crenn / Ami Kazu / Martial Deflacieux / Amélie Bernazzani & Frédéric Herbin / Pierre Granoux / Sammy Engramer / Mathieu Mercier / Magali Sanheira / Ghislain Lauverjat / T. Léo
Disponible chez:
Anne Barrault, Jousse Entreprise, Librairie Loewy, Claudine Papillon, Ricard....
Silent birds
Dératisme Revue
N°31 Spécial Bête: http://www.deratisme.com/31-10/
DERATISME est une revue en ligne proposant tous les 15 jours 10 créations originales intégrant différents médias. Le DERATISME se caractérise par une volonté de se soumettre totalement à la vitesse du monde, de courir comme un dératé, pour finalement le dépasser. [Vive le DERATISME]
DERATISME is an online journal that showcases 10 original creations, employing different artistic media, every two weeks.
DERATISME is defined as the desire to totally submit oneself to the speed of the world, and to run like a madman, so as to finally overtake it.
[Long live DERATISME]
Curator's Lab
3 weeks of concerts, radio sessions, performances, workshops, residencies, conferences
Curated by Ewen Chardronnet, Manel Neto, Jonathan Saldanha, Filipe Silva for Soopa Collective
Sonores Radio on 90.9 FM in Guimarães and online at http://sonores2012.org
Sonores (sound/space/signal) is a curatorial project of residencies and regular activities around a radio capsule/station (both its physical epicenter and transversal concept), proposing artistic and theoretical guidelines thinking on the concepts of “sound” and “transmission”.
Encompassing a wide range of practices and media (sound installations, speculative architecture, radio art, performance and music) and of theoretical approaches (through the publication of a curatorial research and pre-archival book), Sonores will develop in a flow of transmissions and live actions having in common the radiophonic medium’s transversality and the abstract space of electromagnetic frequencies.
Produced by the association/collective Soopa, will participate in Sonores the following artists/authors:
Frédéric Alstadt, Micaela Amaral, Gael Angelis, Jean-Baptiste Bayle, Konrad Becker, Marc Behrens, Marc Billon, Alan Boans, Benjamin Brejon, Ewen Chardronnet, Evelina Domnitch, Catarina Miranda, Solar Skeletons, Tzii, Faca Monstro, GhunaX, Aceloria, DJ Lynce, Fujako, FRICS, Dmitry Gelfand, Julio Gomez, Fritz Hauser, Herzbeat Hotel, HHY & The Macumbas, Homo, Antonio Julio, Ken Hollings, Derek Holzer, Sela Krobath, Dayana Lucas, Cláudia Martinho, Mécanosphère, Joachim Montessuis, Manuel João Neto, Coro Outra Voz, Jonathan Saldanha, Magali Sanheira, Olivier Schefer, Gael Segalen, Sektor 304, Filipe Silva, Pascal Simon, Solar Skeletons, Srosh Ensemble, Loreto Martinez Troncoso, Pedro Tudela, Gregory Whitehead.
22/04 to 13/05 at ASA factory curators's lab and other sites in Guimaraes, Portugal
In the context of Guimarães 2012, European Capital of Culture
Site Guimarães 2012 :
Curators' Lab: http://www.guimaraes2012.pt/index.php?cat=191&item=31042
SONORES - SOUND | SPACE | SIGNAL: http://www.guimaraes2012.pt/index.php?cat=191&item=37883
Facebook page :
https://www.facebook.com/pages/Radio-Sonores/425168234166320
How to come :
* If you travel to Guimarães by train from Porto, exit on the station Covas and walk alongside the railway line towards Oporto. CP railways serves urban and intercity trains to and from Guimarães Oporto/Guimarães line. For information about timetables and prices visit CP website.
* by car: using the network of highways you can go to Guimarães from Porto in 30 minutes (A7 and A3), from Braga in 15 minutes (A11), from Vigo (Spain) in 90 minutes (A7 and A3) and from Lisbon in 180 minutes (A3, A7 and A1). When exiting the highway (Guimarães Sul exit) follow the signs for the National Road 105. By the first roundabout take the second exit; by the second roundabout take the first exit; and by the third roundabout, take the second exit and a bit further, alongside the railway line on your left, you will be at ASA.
* by Bus: take the bus number 11 – Nespereira – (on the stop located at Campo da Feira - S. Francisco Mall) or 72 – S. Martinho de Candoso – Via Covas (on the stop located at Largo Valentim Moreira de Sá) or 82 – S. Martinho de Candoso – Via Covas (on the stop located at Avenida S. Gonçalo – Triângulo Mall) and exit at Covas, near the train station.
Memento
Commissariat Galerie Portraits, Jeune Création, Area
Vernissage le 3 avril
Exposition du 4 au 14 avril
Galerie Area
50 rue d’Hauteville
75010 Paris
La galerie et revue Area vient de sortir un numéro intitulé « Artiste, un métier ? ». Portraits et Jeune Création ont invité une trentaine d’artistes avec qui ils ont travaillé depuis deux ans (Memento…). Un dispositif à découvrir au sein de l’exposition permettra d’interroger le « métier d’artiste ».
Luc Barrovecchio – Jérémy Chabaud – Estrella Estevez – Régis Feugère – Sarah Garbarg – Michaël Jourdet – Claire Larfouilloux – Virginie Laurent – Aurélie Peterschmitt-Lévy – François Valenza – Kirill Ukolov – Jérôme Allavena – Filomena Borecka – Caroline Delieutraz – Loïc Blairon – Jean Denant – Isabelle Frémin – Beat Lippert – Margret Hoppe – Malin Pettersson Öberg – Stéphane Albert – Magali Sanheira – Arnaud Aimé – Estèla Alliaud – Sandra Aubry et Sébastien Bourg – Arnaud Bergeret – Yves Koerkel – Antoine Miserey – Sandra Schmalz – Jean-Christophe Kerourédan – Sue-Elie Andrade-Dé – Jean-Marc Forax – Nicolas Tubéry – Delphine Renault – Lola Reboud – Tania Blanco- Erin Lawlor – Nicolas Juillard – Mélanie Berger – Estelle Deschamp – François Jacob – Nikolas Polowski – Gabriel Desplanque – Sylviane Masson – Gabriel Hernandez – Laurence Cathala
Samedi 14 avril, 15h-17h : table ronde, « le nouveau métier d’artiste. »
Modération : Emilie Bouvard
Nous entendrons quelques instants :
- Géraldine Miquelot, historienne de l’art et critique, « l’artiste médiateur ? »
- Camille Paulhan, historienne de l’art et critique, « artiste, un métier qui s’apprend ? »
- Sandrino Graceffa, responsable de SMartFR, et Eric Pringels, artiste, « le projet SMartFR, une mutualisation solidaire des difficultés du métier d’artiste »
- Jérémy Chabaud, Président de Jeune Création et Antoine Miserey, artiste, « Jeune Création, une association d’artistes pour les artistes »
- un point de la modératrice sur « l’artiste en région, le cas du Limousin »
- Margret Hoppe, artiste, comparaison avec le système allemand
La table ronde se poursuivra par une discussion.
http://www.portraits-lagalerie.fr
Cheap ticket to the Interzone
Dératisme Revue
N°26 Spécial Dimension: http://www.deratisme.com/26-8/
DERATISME est une revue en ligne proposant tous les 15 jours 10 créations originales intégrant différents médias. Le DERATISME se caractérise par une volonté de se soumettre totalement à la vitesse du monde, de courir comme un dératé, pour finalement le dépasser. [Vive le DERATISME]
DERATISME is an online journal that showcases 10 original creations, employing different artistic media, every two weeks.
DERATISME is defined as the desire to totally submit oneself to the speed of the world, and to run like a madman, so as to finally overtake it.
[Long live DERATISME]